Cidades

Morte de delegado Marcos Peralta alerta importância de vacinação em policiais

Imagem ilustrativa da imagem Morte de delegado Marcos Peralta alerta  importância de vacinação em policiais
|  Foto: Foto: Reprodução
Em Niterói, ele foi titular da 79ª Delegacia de Polícia em Jurujuba, e esteve como diretor do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA). Foto: Reprodução/Record TV

O delegado de Polícia Civil, Marcos Peralta, morreu por complicações da Covid-19 no último sábado (17). Ele foi sepultado nesta segunda, às 11:30h, no cemitério Jardim da Saudade, em cerimônia restrita a familiares e amigos.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro lamentou a morte de Peralta. E ressaltou a importância da vacinação dos agentes de segurança, que começou na última semana, para prevenir e evitar o contágio e a disseminação da doença.

"Aos familiares e amigos de profissão prestamos solidariedade a este profissional que dedicou anos de trabalho em nome da Polícia Civil", disse.

Em Niterói, Marcos Peralta foi titular da 79ª Delegacia de Polícia em Jurujuba, e esteve como diretor do 4º Departamento de Polícia de Área (DPA). Sua última atuação foi na Delegacia de São João da Barra (145ª DP).

Agentes vacinados

O estado do Rio de Janeiro já conta com 4.843 agentes de segurança e salvamento da ativa vacinados contra a Covid-19. Há uma semana, o Governo do Estado iniciou a imunização de policiais civis (apenas no Grande Rio), militares, penais e rodoviários federais com idades acima de 49 anos, além de bombeiros de diversas unidades do Rio de Janeiro.

"São estes servidores que seguem nas ruas nas respectivas atuações. O Governo do Estado reconhece a essencialidade das atividades dos agentes das forças de segurança e salvamento e, por isso, os incluiu, seguindo a Nota Técnica do Ministério da Saúde, nos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19. Estamos avançando na imunização em todo o Rio de Janeiro", afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

Entre agentes e policiais penais já há 243 vacinados com a primeira dose. No grupo que reúne policiais militares, policiais civis e policiais rodoviários federais, somam-se 3.739 pessoas vacinadas até o final desta terça-feira (20/04).

Na quinta-feira (22), os nove locais de vacinação disponibilizados pela Secretaria de Polícia Militar na Região Metropolitana serão reabertos para vacinar os agentes com 48 anos e os com idade de 49 anos ou mais que não se vacinaram nessa primeira fase do programa de imunização das forças de segurança.

Desde a última semana, 861 bombeiros militares também já foram imunizados em todo o estado. Para esta semana, há a expectativa de vacinar outros 1.114 agentes do Corpo de Bombeiros. Desta terça (20) até quinta-feira (22), novas doses estão sendo aplicadas em dois polos de vacinação montados pela corporação na Região Metropolitana, em Campo Grande (13° GBM) e em Nova Iguaçu (onde é a 2ª Policlínica do CBMERJ).

Haverá também vacinação em quartéis localizados no interior do Estado nos polos das regiões Serrana (CBA II), Sul (CBA III), Norte/Noroeste (CBA IV), Baixada Litorânea (CBA V) e Costa Verde (VII).

< BBB do trânsito de Niterói vai colocar motoristas no paredão Formação de ciclone 'Potira' coloca estados do Rio e São Paulo em alerta <